16º Torneio Mogiano da Amizade


O Clube Náutico Mogiano recebeu neste domingo (23/03) o 16° Torneio Mogiano da Amizade de Karate Kyokushin, e contou com a participação de 108 atletas de dezenas de equipes de São Paulo – Capital e Interior – e uma academia de Itajubá, localizada na região Sul de Minas Gerais.

COMPETIÇÃO

Por se tratar de um Torneio da Amizade, não há disputa por equipes. Os atletas competem e são premiados individualmente. As academias que tiveram os maiores vencedores foram Pinheiros (SP), com 23 karatecas, sendo oito em primeiro lugar; seguido por Mogi das Cruzes (Furlan Academia), com 12 conquistas de 13 competidores, sendo três primeiros lugares; e Ribeirão Pires, que somou nove pódios, sendo cinco primeiros lugares.

Por Mogi das Cruzes, conquistaram o primeiro lugar os caratecas Alexandre Silva e Kelly Rosa (categoria faixas branca/laranja iniciantes) e João Pedro Oliveira Rosa (kata infantil).

Na segunda colocação ficaram os atletas Frederico Henrique Passos (categoria infantil), Walter Neto (kata básico) e Ayrton Koiti Kataoka (infanto juvenil).

A terceira colocação foi obtida por Bruno Francisco Batista (iniciantes) e Ruan Gomes de Freitas (infanto) e Caio Gustavo (juvenil).

Os mogianos Davi Souza (infantil), Gustavo Rosa (mirim) e Fernando Kataoka (infanto) ficaram em quarto lugar. Aliás, Gustavo Rosa ganhou o troféu Kanto-sho, pela garra demonstrada na competição.

CIDADES1º LUGAR2º LUGAR3º LUGAR4º LUGARTOTAL
Pinheiros866323
Mogi das Cruzes3333kantosho 13
Ribeirão Pires5319
Liberdade32Shinjinsho 5
Sorocaba224
Bragança Paulista11114
Atibaia1124
Suzano2114
Morumbi123
Itajubá (MG)1113
Paulínia1113
Penha213
Santo Amaro112
Pedreira11

O próximo compromisso dos mogianos serão em maio Campeonato Paulista (Atibaia) e 24 de agosto Campeonato Brasileiro que será em Mogi das Cruzes que comemorará os 40 anos do Kyokushin no Municipio.

CLUBE NÁUTICO

As instalações oferecidas pelo clube de Mogi das Cruzes foram aprovadas por dirigentes, competidores, técnicos e atletas.

O presidente da Confederação Brasileira de Karate Kyokushin, Francisco Filho, destacou que o ginásio de esportes – local da competição – tem boa infraestrutura e é bem sinalizado. “Gostei muito e tenho certeza que aqui no Clube Náutico Mogiano faremos um excelente Campeonato Brasileiro em agosto”, frisou o dirigente, citando a competição nacional programada para Mogi das Cruzes.

“Já conhecia o local. É um ginásio amplo e muito bom, de fácil acesso, já que está na entrada da cidade, e permite uma chegada tranquila a todas as delegações”, destacou Ademar Morimoto, da Academia Morumbi, na capital paulista.

Kouki Iha, de 58 anos, atleta da Academia Liberdade, na região central de São Paulo, disse que ele e os companheiros gostam quando sabem que a competição será no Clube Náutico Mogiano. “Ficamos tranquilos por que o clube é muito bom e, durante o torneio, há uma organização bem definida, com vestiários separados, lanchonete, área de aquecimento integrada e um amplo ginásio para receber as lutas”, afirmou.

Waldemar de Lima Melo, responsável pela Academia Pedreira, na Grande São Paulo, frisou que a experiência de ter estado em Mogi das Cruzes em outras competições confirma uma coisa: a infraestrutura tem melhorado de torneio para torneio. “Já competimos em várias cidades e são pouquíssimas que encontramos esta boa infraestrutura. Nota 10”, avaliou.

E a boa impressão que o Clube Náutico deixou vai ser levada para longe, mais precisamente em Itajubá, localizada na região sul de Minas Gerais. Erick Moura, fisioterapeuta da academia mineira frisou que foi a primeira vez que veio a Mogi das Cruzes e se surpreendeu. “O ginásio é muito grande. Gostei bastante porque a disposição das arquibancadas e da quadra, onde são montados os tatames, são muito bons. Além disso, a competição transcorreu em ordem, com boa organização e isto é reflexo da boa infraestrutura que o clube oferece”, destacou.

Ulisses Riyuji Isobe, filho de Shihan Isobe, que introduziu o Karate kyokushin no Brasil e na América do Sul, também elogiou a boa estrutura do ginásio de esportes do Clube Naútico Mogiano, destacando a arquitetura e disposição da quadra: “O público tem grande visão de tudo e é muito bom, até mesmo para quem não conhece o esporte”.

O presidente do Clube Náutico Mogiano, Vereador Marcos Furlan, que também é o dirigente máximo da Federação Paulista de Karate Kyokushin, fez um balanço positivo da competição. “Conseguimos mostrar que temos condições de receber o Campeonato Brasileiro em agosto, com boa infraestrutura no ginásio de esportes do Náutico, que aos poucos volta a receber grandes e importantes eventos esportivos”, definiu.