COPA OYAMA


Cinco mogianos e 1 suzanense participaram da 3º Copa Oyama no dia 21/11/2009 (sabado) no Ginásio do Bunkyo no bairro da Liberdade-SP, com a realização da Federação Paulista de Karate Kyokushin.

Esse evento diferencia-se dos tradicionais pois lutaram apenas atletas convidados. Havendo 2 tipos de categorias: One Match (lutas casadas) e Grand Prix (torneio).

As lutas casadas contavam com atletas que foram campeões e vices do último campeonato Paulista realizado em junho (Mogi das Cruzes), além de uma luta de abertura (Open Figth).

Na luta de abertura representou Mogi Guilherme Hirata que conquistou a vitória por pontos contra Daniel Guimarães da academia do Morumbi depois do mesmo cometer sucessivas faltas e ser penalizado.

Na reedição da final da categoria mirim (8anos) o mogiano Arthur Satoshi Camelo (campeão Paulista) venceu por sucessivos wazaris Juan Meira de Ribeirão Pires, ratificando o que ocorreu no campeonato paulista.

Não obtendo a mesma sorte a vice-campeã paulista mirim (8 anos) Vivian Emy Nozawa perdendo sua luta contra a atleta de Bragança Bianca Yamamoto com 2 wazaris a seu favor.

Já o suzanense Jean Fernandez venceu por Ippon o atleta de Guarulhos Weverton Raus na categoria Infantil Pesado com o golpe mawashi gueri, o curioso que essa luta não foi a final do Paulista, seu adversário seria seu irmão Alifi Fernandez, que por razões familiares preferiu não enfrenta-lo.

Luiggi Candido mostrou por que é 6 vezes campeão Paulista em varias categorias. Vencendo o atleta de Sorocaba e atual vice-campeão paulista infanto juvenil (até 14 anos) Kaio Majorie (Sorocaba), atacando sem parar Luiggi conquistou 1 wazari com o golpe mawashi gueri, continuando seus ataques até acabar a luta vencendo muito bem e mostrando que se continuar e se aplicar em seus treinos terá um futuro muito promissor no karate kyokushin.

No GP feminino a representante mogiana embora que ainda um pouco lesionada do campeonato Brasileiro Adriana de Mattos encarou a atleta de Bragança Paulista Claudete Alves e após 1 extensão e 1 prorrogação venceu na prorrogação derradeira com golpes mais eficientes que sua oponente.

Nas semi-finais lutou com a campeã Jihane Sato (morumbi) perdendo por 2 wazaris consecutivos, não havendo condições de suportar a disputa de 3º lugar contra a atleta de Ribeirão Pires Aline Alves, ficando na 4º posição. No GP masculino o campeão foi Renan Santos (liberdade) que fez ganhou 3 lutas de forma muito convincente e além do titulo levou uma TV Philips LCD 32″ para casa.

Como disse o idealizador da Copa Oyama e Presidente da Federação Paulista de Karate Kyokushin “Sensei” Tsutomu Morimoto o objetivo da Copa Oyama é “revelar novos talentos” e esse campeonato mostrou que o Kyokushin Brasil produz periodicamente atletas que podem competir em qualquer parte do mundo mostrando a força do nosso País e o quanto ele é respeitado no Exterior.